quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Revide

Se alguém lhe bater a face direita, dai a outra face a ele. Jesus sempre sábio em suas palavras não dizia a nós que devemos aceitar sermos agredidos, mas sim evitarmos revidar por meio da vingança e do ódio.

Jesus não nos pedia para deixarmos de nos defender, mas sim para não causarmos o mesmo mal que nosso irmão quer nos causar.

Para o orgulhoso, este ato de não reagir com violência à violência sofrida é tido como covardia. Para Deus e para Jesus é tido como elevação do espírito que se põe acima do orgulho e da matéria.

Isso também pode ser aplicado à palavra ofensiva. Durante a discussão, o ofendido muitas vezes sente o sangue ferver e procura logo uma resposta, resposta essa que quase sempre agrava a discussão. Se não sabemos o que dizer para melhorar a situação, procuremos no silêncio a melhor forma de acalmar os ânimos.

Mas e a perturbação dos nervos, e o descontrole no qual ficamos após o conflito, como amenizar, como suavisar isso?

Vai para um local calmo, pensa em Jesus, faz a prece pedindo paz e socorro espiritual e logo verás que seu estado emocional se reequilibrará.

Revidar, vingar-se, responder à ofensa e à agressão jamais serão caminhos bons, pois nenhum deles foi ensinado por Jesus. Reflitamos em como manter a paz no meio da discórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário