domingo, 22 de janeiro de 2012

O Trabalho



Ao homem é dado o trabalho como forma de sustento material de suas necessidades, mas também como forma de crescimento moral no seu desenvolvimento intelectual.

O trabalho, tão bem executado pelos animais mesmo tendo suas inteligências limitadas, é a eles apenas uma forma de prover o sustento material às suas necessidades, não ocasionando evolução moral. No caso do homem, o trabalho vai além da matéria, podendo o espírito também trabalhar.

Ao homem que Deus provê tantos bens que lhe faz não necessitar trabalhar materialmente, pode parecer que ele se torne inútil a sociedade, mas este é chamado a outros tipos de trabalhos, tal qual é a caridade no compartilhamento de bens e sabedoria. Este pode então realizar outros trabalhos que também são dignos e elevam o espírito conforme sua necessidade de evolução. A quem muito é dado, muito será cobrado, sendo portanto o rico o que mais será cobrado quanto ao compartilhamento do que possui quando encarnado.

Trabalhar nos dignifica, mas precisamos sempre avaliar se nosso trabalho é correto. Trabalhar com o intuito de obter vantagens sobre o próximo não é digno de elevação moral e por isso precisa ser reconsiderado. Usai dos exemplos e dos ensinamentos de Jesus para avaliar corretamente o tipo de trabalho que tu exerces hoje.

Ao preguiçoso e ocioso resta apenas o tédio, pois este sente falta de algo fazer e logo busca por ocupação.

O descanso é merecido para a reposição das energias, mas também para a reflexão do que aprendeu no trabalho e portanto, para a evolução da inteligência. Em meditação e repouso é que conseguimos pensar melhor e concatenar idéias que venham a trazer grandes benefícios a humanidade e não somente a nós.

O trabalho individual é importante, pois visa exibir e desenvolver habilidades pessoais, no entanto, o trabalho em equipe é sempre mais oportuno ao desenvolvimento moral pois, é convivendo com o próximo que estaremos nos dando a oportunidade de compreendê-lo, aceitá-lo como é, ajudá-lo nas suas tarefas e ainda fazer a nossa parte no processo evolutivo da moral e da inteligência humana de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário