quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Educação é a Solução

Num mundo onde a vida material tem maior importância do que a vida espiritual, surge-nos a dúvida de como mudar isso, de como criar valores decentes quanto a forma de viver e tratar os semelhantes, como fazer do mundo um lugar melhor para se viver?

Simples, educação!

Porque as pessoas dirigem mal, não respeitam, causam acidentes imprudentes? Falta educação! Educação esta que não deve vir apenas nas auto-escolas, mas deve vir desde o ensino fundamental, dando orientações sobre a preferência ao pedestre, sobre não ofender no trânsito, sobre respeitar os sinais e principalmente, valorizar a sua vida e a do seu semelhante.

Porque as pessoas são racistas e preconceituosas? Falta educação! Educação esta que tem que vir dentro de casa, no exemplo dos pais. Mas como os pais podem dar exemplo se nunca tiveram? Se em casa não se tem exemplo devido a uma educação ruim do passado, então só podemos mudar isso nas escolas, formando uma nova geração, dando oportunidade aos nossos filhos de não cometerem o mesmo erro que nós cometemos.

Porque há tanto desemprego? Falta educação! Educação esta que nos ensina a trabalhar, que nos apresenta o ofício de nossa escolha. Não podemos julgar um irmão que está desempregado só porque não estudou, afinal, a exigência no emprego é tamanha que ou ele investe tudo o que ganha num curso especializado ou ele alimenta sua família. Trabalhar é um dever nosso, mas ter a preparação para o trabalho é um direito nosso.


Porque os políticos nos roubam tanto? Falta educação! A moral está abalada em nossa sociedade, achamos hoje que colocar dinheiro na meia ou na cueca é normal, mas não é e nunca foi. Deixamos que pessoas que não receberam a educação moral criassem leis, como elas não sabem discernir o certo do errado, criam leis que as privilegiam e permitem que roubem com impunidade.

Porque o mundo está tão carente de amor? Falta educação! A religião ensina a amar a Deus e ao próximo, mas muitas vezes cria preconceitos com outras religiões e faz uma salada em nossas cabeças. É preciso criar uma educação consciente que mostre os objetivos de Jesus em sua estadia na terra, objetivos esses que não eram o de criar religião alguma, mas de ensinar o amor por meio da caridade.

Porque nasci num pais que fala português mas tenho que falar inglês para sobreviver? Falta educação! Se todos deixassem de ser arrogantes, se todas as nações abrissem mão do orgulho, todos poderíamos falar uma só língua e então nos comunicaríamos sem dificuldade alguma. Temos internet, telefone, televisão e rádio que interligam o mundo todo, mas de que adianta poder falar com alguém do outro lado do mundo se esse alguém não fala a mesma língua que eu? É como ter um carro potente que não é capaz de andar numa determinada estrada por ela fugir do padrão para o qual ele foi construído.

Educar é viver, educar é amar, educar é garantir que você e seus filhos tenham o mundo melhor com que sempre sonharam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário