quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Primeiro Homem



Questão 50 - Livro dos Espíritos: A espécie humana começou por um único homem?

É certo que o homem que conhecemos por Adão e que é relatado nos textos bíblicos, não foi o primeiro homem.

Adão viveu à cerca de 4.000 anos AC, foi sim o tronco de uma civilização, sendo que foi também um dos homens que sobreviveu à alguns dos grandes cataclismas que ocorreram no passado.

A espécie humana teve seu desenvolvimento em muito mais do que alguns poucos séculos, haja vista as provas encontradas do homem primitivo, o que inclui ossadas, ferramentas, vestes, desenhos em rochas e artefatos produzidos.

Seria irracional aceitarmos que Adão foi o primeiro homem que deu origem à nossa espécie, basta olharmos para um esqueleto de um neanderthal, um dos antepassados da humanidade que viveu de 300.000 anos à 29.000 anos atras (bem mais antigo que Jesus e que Adão).

Crânio de homem-de-neandertal,  descoberto em 1908 em Chapelle aux saints (França)













É por isso que muitos, com razão, consideram Adão um mito ou uma alegoria que personifica as primeiras idades do mundo.

As provas de nossa existência antes de Adão estão claras e são conclusivas, negá-las é o mesmo que seguir uma fé cega e não a fé raciocinada.

A nós, hoje, pouco importa quem foi o primeiro homem e quem tem a resposta mais exata, o que nos importa nesse texto é nos livrarmos da fé cega e do fanatismo aplicados por alguns que lêem a bíblia e a julgam como única dona da verdade.

Cá está então uma prova de que precisamos ler com cautela e compreender melhor o conteúdo deste livro. Não creio que, sendo como muitos dizem ser a bíblia a palavra de Deus, Deus faria uso de suas palavras para nos iludir.

Há com certeza alterações em traduções, uso de alegorias e estórias fantasiadas para elevar a crença daquele povo que Moisés e Jesus precisavam doutrinar.

Hoje, somos mais racionais, hoje somos capazes de compreender um pouquinho mais o que um homem de 2.000 anos atras conseguiria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário