sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Maior Mandamento

Amai a Deus acima de todas as coisas e amai o teu próximo como amas a ti mesmo!

Nos ensinou Jesus que o primeiro e maior mandamento é o de amar a Deus acima de tudo, deixando de lado nosso interesse pelos bens materiais, tornando a matéria supérflua para nós e dando valor e importância muito maior ao Pai, nosso criador.

Esse amor dedicado à Deus deve ser sincero e verdadeiro. Amá-lo da boca para fora, culpá-lo pelas dificuldades que nossas próprias atitudes resultaram, é o mesmo que desrespeitar esse mandamento. Confiai no Senhor teu Deus a todo instante, pois nenhuma folha cai sem que Ele saiba, nenhum sofrimento que passamos é por acaso. Nossas escolhas nos levam aos acertos e aos erros e se erramos é porque precisamos aprender.

O segundo maior mandamento é o de amar o próximo como amamos a nós mesmos. Fazer para seu irmão exatamente aquilo que você gostaria que ele fizesse à ti.


Procure se por no lugar dele e pense se o que tu fazes lhe agradaria se ele o fizesse à ti. Não julgar para não ser julgado, mas sim auxiliar para um dia ser auxiliado. Praticar a caridade, o perdão e dar condições para que a convivência melhore.

A justiça do homem longe está de ser a mais correta. Podemos ver que um ladrão preso nem sempre volta para o bom caminho depois de libertado. A prisão é apenas uma pausa na vida deste homem, que se não tiver estudo e ajuda lá dentro, sairá igual ou pior do que entrou. O trabalho em presídios, o estudo do evangelho, o ensino de valores e responsabilidades e a garantia de que ao sair ele possa ter uma nova oportunidade é essencial para que ele não retorne ao erro.

A maioria das vezes, se um homem ou uma mulher cometem um crime, a culpa é nossa. Nós não investimos em educação, nós não temos dado exemplos de conduta dentro de casa, nós somos os causadores de nossas aflições e ao mesmo tempo das aflições de muitos ao nosso redor.

Enquanto houver a ganância do poder e do dinheiro, o homem não estará investindo em educação e portanto não estará oferecendo ao seu próximo aquilo que gostaria que oferecessem a si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário