quinta-feira, 23 de maio de 2013

2 frases de Buda para reflexão


  Temos hoje 2 mensagens de buda na imagem acima para nossa reflexão, então vamos lá!

  1ª "Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima".

  Imagine só uma pessoa segurando um carvão em brasa, será que dói? Quanto tempo será que ela pode suportar o calor? Quais são as consequências de se fazer isso? Vale a pena? Tem sentido algum?

  Quando guardamos ressentimentos de ofensas recebidas, estamos fazendo a mesma coisa que segurar um carvão em brasa. Vai doer sim, mas vai doer em quem retém esse sentimento dentro de si. A mágoa é um veneno para a alma, age como elemento corrosivo que destrói sonhos, mancha relações e prejudica o desenvolvimento na vida.

  A solução é o perdão sincero, pois somente por ele se é capaz de jogar fora aquilo que te queima por dentro. Ninguém consegue controlar a mágoa, ela é forte e cedo ou tarde ela te domina. O melhor é aprender a perdoar, porque senão a mágoa se torna algo maior, ela vira ódio e vontade de vingar-se e é ai que os maiores erros da humanidade ocorrem, justamente por causa do "orgulho" ferido.

  2ª "Há três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz".

  A pessoa que não sabe e não pergunta, nunca irá aprender. Ela se acomoda na vida e deixa de lado a oportunidade de evoluir. Como ser feliz se você desconhece a felicidade e mais ainda, como ser feliz se você não questiona como aprender a ser feliz. Se manter estagnado no tempo e na dúvida não vai te ajudar a progredir, vai apenas lhe manter infeliz por mais tempo.

  A pessoa que sabe, mas não ensina é complicada também. Saber significa ter obtido um conhecimento que pode ser útil à muitas pessoas. Não repassá-lo é ser egoísta e avarento. Ninguém pode ser feliz sozinho, portanto, se você achou o caminho das pedras, ensine-o aos que vivem ao teu redor.

  Já a pessoa que ensina, mas não faz torna-se mau exemplo. De nada adianta dizer para não beber álcool e ir logo em seguida para o bar encher a cara. O ser que assim age, demonstra que não aprendeu a lição ainda e que sofre interiormente com seus fantasmas e medos do passado, geralmente causados por erros próprios. Se Jesus não tivesse agido para exemplificar na prática os ensinamentos Cristãos dele, então ninguém teria crido.

  Se tu não sabes, vai e pergunta. Se aprendestes, vai e ensina. Se ensinas, vai e pratica. Somente assim o caminho da felicidade há de se abrir, passo a passo desde que seja seguindo o seu coração.

2 comentários:

  1. É muito difícil seguir o caminho correto, as idéias podem até ser boas e cheias de intenções positivas, mas na hora de agir, tem uma energia que é inerente a natureza que lhe dificulta seguir da maneira ideal. É difícil! rs...Mas é possível!
    kss
    Din

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dindiynha, obrigado pelo seu comentário.

      Lembremos sempre que o Mestre Jesus nunca disse que o caminho seria fácil, mas que ele é digno de recompensa e nós sabemos que a recompensa é justamente a paz e o amor, algo que todos nós buscamos na vida.

      Seguir em frente é o lema, orar e vigiar é a melhor forma de se superar as energias que você mencionou e sim, é possível chegar lá!

      Excluir