quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A expiação pode ser adiantada?


  Devemos aumentar o sofrimento do nosso próximo afim de ajudá-lo a expiar?

  Definitivamente, não. Aquele que acredita que ao aumentar o sofrimento alheio está ajudando a acelerar o processo de expiação, este não compreende que somente Deus pode adiantar ou até mesmo por termo ao sofrimento.

  A nós cabe apenas auxiliarmos e amenizarmos o sofrimento do próximo. Devemos empregar todos os esforços possíveis para fazer sempre o bem, ajudando na medida do possível aquele que enfrenta as dificuldades da vida material.

  Todo sofrimento que vivemos hoje é consequência de escolhas e atitudes passadas, tendo portanto, grande importância a provação e expiação enfrentada, afim de que nos corrijamos a tempo, para podermos participar do banquete celestial que Deus vem nos convidando desde que fomos criados.

  Quando aprendemos a ver os nossos sofrimentos como oportunidades de melhoria, encaramos a vida de forma mais suave. Quando aceitamos o fato de que somos nós os causadores de nosso sofrimento, encontramos a causa raiz para tantas dores que antes tentávamos encontrar nos outros.

  Quando nos esforçamos para aliviar a dor do próximo, a caridade se exibe em sua forma esplendorosa de amor sublime e puro.

  Respeitemos a vontade de Deus que sabe o tempo necessário e o peso necessário para cada um, mas entendamos que o Pai nos concede todos os dias, valiosas oportunidades de fazermos o bem, afim de que sejamos sempre um instrumento da paz e do amor, não para nos exibirmos aos outros, mas para que juntos possamos galgar mais um degrau na escada evolutiva da purificação de nossos corações.

2 comentários:

  1. Ás vezes o sofrimento nos faz sentir tão fracos que perdemos a confiança em nossa capacidade de se levantar e continuar a caminhada. Todos os dias agradeço à Deus por mais este dia \O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yzzi, seja bem vinda!

      Sim, algumas pessoas se deixam cair na depressão e acabam por aumentar seus próprios sofrimentos. É ai que entra a fé, pois é a confiança na providência divina, a certeza de que Deus sabe o que está fazendo e que nós devemos aprender a superar os obstáculos.

      Você faz muito bem em agradecer diariamente, pois de fato, todo dia é uma nova oportunidade que nos é concedida para aprendermos a amar, nos libertando das coisas materiais.

      Excluir