segunda-feira, 17 de março de 2014

A organização para o estudo do evangelho.


  Não é de hoje que notamos uma grande diferença nas almas dotadas da virtude conhecida como organização. Estas almas são disciplinadas, preocupadas com o bom desempenho, evitam as surpresas desagradáveis e nos dão maior confiança.

  No estudo do evangelho e de qualquer obra no meio espiritual não devem faltar os trabalhadores organizados. Todas as reuniões precisam de tempo, dedicação, organização, disciplina e assiduidade.

  Uma reunião onde tudo ocorre por improviso, gera desconfiança, não passa a credibilidade e nem agrada os ouvintes. É preciso que se faça uma programação antes de se dar uma palestra, é preciso estipular um tempo limite máximo e mínimo.

  Tenho presenciado tais acontecimentos desagradáveis em algumas reuniões e passo como experiência própria que o momento torna-se constrangedor. As pessoas que buscam por orientação no caminho do amor precisam receber a dose certa de instrução evangélica, nem mais e nem menos. Se a palestra for curta demais, ficará um clima de "já acabou?" ou "é só isso que eles têm para oferecer?", no entanto uma palestra demasiada longa pode gerar um clima de "falta muito para acabar?" ou "que sermão demorado!".

  Ao ocorrer tais situações, aquela pessoa que veio para receber a semente de amor pode se chatear e não voltar mais, o que para nós seria uma grande tristeza pois é importante que os ensinamentos de Jesus cheguem a todas as pessoas e caiam da melhor forma possível como gotas revigorantes em seus corações.

  A organização, portanto, é de extrema importância. Saber que equipamentos iremos usar, termos um cronograma e um conteúdo preparados, deixar alguém como suplente para caso ocorra a falta do palestrante. Se somos desleixados, lembremos que Jesus nos convida todos os dias ao aprimoramento de nossas imperfeições. Não seria o caso de corrigirmos essa falha?

  A espiritualidade que nos assiste durante as reuniões de estudos da doutrina espírita e de outras religiões também, está sempre em condições organizadas. Os bons espíritos chegam antes, geralmente 1 hora antes do início dos trabalhos de evangelização, fazem a arrumação do ambiente movimentando os fluídos, removendo as vibrações prejudiciais. Você já notou que quando adentra uma casa espírita ou uma igreja pouco antes de começarem os trabalhos há uma sensação de paz e leveza?

  Agir de forma indisciplinada nestas reuniões é faltar com respeito com os bons trabalhadores de Jesus que tanto se esforçam para nos auxiliar. E não devemos ver somente os trabalhadores encarnados que cometem erros, prestemos atenção em nós mesmos, expectadores que costumamos adentrar ao recinto em conversas altas, sobre assuntos pouco agradáveis, algumas vezes até mesmo com roupas impróprias. É preciso ter respeito, é preciso silenciar ao entrar no ambiente de amor preparado para nossa cura espiritual, é preciso lembrar que como doentes que somos que somente seremos auxiliados se estivermos realmente receptivos ao auxílio. Como posso aprender a ser humilde se a todo instante faço fofocas de fulano? Como posso equilibrar-me no campo sexual se utilizo roupas chamativas e com decotes extravagantes? Como posso purificar meu coração se tudo o que penso é sobre a mágoa que me causaram?

  A organização é para todos uma disciplina que nos conduz à boa realização de um trabalho e à melhor absorção dos ensinamentos recebidos.

  Pensemos nisso com muito carinho!

2 comentários: